Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cultura Musical.

''Hoje liguei a TV e sem querer parei no SBT no programa da Hebe e vi o novo sucesso do cantor Latino - “Sem noção”, não, eu não estou usando uma gíria do momento isso é realmente o nome da música, mas trazendo para esse sentido mesmo não deixa de ser verdade. Na hora eu pensei até onde a cultura musical brasileira pode chegar ? Acho que de uns tempos para cá estamos saindo do parcialmente inadequado para o totalmente sem noção, perdôem o inevitável trocadilho. Após o processo de “Bundalização da música brasileira” com fenômenos como É o Tchan!, Cia. do Pagode e afins, tivemos a era do “Quanto mais pornográfico melhor” veio o Funk, das entranhas das favelas do Rio de Janeiro para o horário nobre na televisão, rádio, jornais, enfim tudo quanto é lugar. Isso sem falar nos famosos forrós estilizados, muito divulgados e ouvidos aqui no Nordeste, que incluem clássicos como “Calcinha Preta”, “Saia Rodada”, “Aviões do Forró” só para citar alguns, cujas letras nem são dignas de serem reproduzidas aqui neste espaço.
Agora vem o Latino, mestre das letras sem sentido emplacar mais uma da série. Que geração estamos alimentando, o que nossos filhos e netos no futuro, se é que vai haver futuro ou planeta terra com condições de vida daqui para lá, vão estar ouvindo ? Minha esperança é que isso é um ciclo e que amanhã tudo vai dar uma reviravolta e teremos algo de qualidade.
Minha dúvida ainda persiste até onde iremos ir ? Qual o próximo passo da cultura popular ?''

Fonte: http://www.diogenes.blog.br/2007/04/16/cultura-musical-brasileira-onde-vai-parar/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Rock in Rio no Brasil em 2011.

O Rock in Rio é considerado um dos se não o mais esperado festival, não só no Brasil como no mundo. E nesse ano ele acontecerá aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. Entre os dias 23, 24, 25, 30 de Setembro e 01, 02 de Outubro. Muitas atrações já foram confirmadas porém não todas ainda. O festival será dividido em quatro palcos. O palco mundo, no qual toca as atrações principais. Palco Sunset, Palco Eletrônica e Rockstreet. O mais desejado de todos são os que vão tocar no palco mundo, porém é de se ver que rolou algumas brigas. Muitas pessoas vão ao Rock in Rio para ver rock, e estão mais do que certo. Sim, terá bandas de rock como por exemplo Red Hot Chilli Peppers, Motorhead, Slipknot, Metallica e as bandas nacionais Pitty e Glória. Porém também foram confirmadas outras atrações nas quais contém um publico totalmente diferente. Como por exemplo a Katy Perry e Rihanna que tem o estilo de pop. Ou então como a Claudia Leitte. Isso causou uma certa frustração em uma grande parte do publico, porém chamou atenção de outros que vão lá por bandas de outros generos, e não o Rock. De qualquer forma temos certeza de que vai ser um fato histórico. Bom show a todos que forem!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SWU 2011


O SWU,festival musical em prol da sustentabilidade fez muito sucesso em sua primeira edição,realizada na cidade de Itu. Mas nesse ano de 2011,em sua segunda edição,traz uma novidade: a Gincana Impacto Zero.
É uma gincana que tem o propósito de engajar estudantes em questões de sustentabilidade,onde os alunos junto com suas universidades apresentam projetos e disputam com universidades de todo o país.
É um jeito divertido de envolver os jovens nas causas de preservação do nosso planeta e ao memso tempo e divertir ao som de bandas nacionais e internacionais.As atrações dessa edição ainda não foram divulgadas,mas logo quando a lista sair nós contamos para vocês.
Para mais informações sobre a gincana e o festival é só entrar no site oficial:
http://www.swu.com.br/impactozero/

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Misturas culturais na musica.

A cultura nordestina hoje em dia também tem grande influencia das metrópoles brasileiras e internacionais. Essa influencia é fácil de ser notada na música por exemplo e nos diversos novos gêneros que vêm surgindo, um deles é bem conhecido e popular é o Maquebeat: Manguebeat É um movimento musical que surgiu na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais como o maracatu com rock, hip hop e música eletrônica. Esse estilo tem como ícone o músico Chico Science, vocalista da banda Chico Science e Nação Zumbi e Fred 04 vocalista da banda Mundo Livre S/A. Outro gênero muito conhecido por nós é o Forró Universitário: Forró Universitário O forró universitário na verdade não é um estilo musical diferente do forró tradicional, ele só começou a ser chamado assim por causa do sucesso de algumas bandas formadas por jovens universitários de classe média e por que começou a ser muito ouvido por jovens universitários formadores de opinião. O forró universitário costuma sofrer um pouco de preconceito por parte dos nordestinos que acham que se é tocado por paulista não pode ser forró, o forró de verdade só pode ser tocado por nordestinos. Por outro lado nordestinos como Elba Ramalho acham que o forró tocado em São Paulo por grupos como Falamansa e Forró Sacana é tão autêntico quanto o tocado em qualquer outro lugar, ela acha legal também por que difunde a cultura nordestina,e ela diz que para ser forró basta ter zabumba, sanfona e triangulo. O vocalista do Falamansa diz que umas das diferenças que existe entre o forró universitário e o de raiz são as letras, uma vez que eles não podem falar de seca ou sertão que não fazem parte de sua realidade, então fazem letras mais românticas do que sociais que têm mais a ver com o dia a dia deles. Outro gênero novo que está bem na moda hoje é o Brega: Brega e tecno brega O brega é um estilo musical que nasceu em Belém do Pará é uma mescla de ritmos amazônicos regionais, como o carimbó, com o popular romântico dos anos 70 e estilos caribenhos e merengue, que são famosos por lá por causa de algumas rádios Guianas que são captadas ali. Os nomes mais conhecidos do brega são a banda Calypso e o cantor Wanderley Andrade. Existe também um subgênero que é chamado de tecno brega, que além de todas as influencias do brega tem influencias da música eletrônica. No tecno brega o que os Djs costumam fazer são variações de sucessos de pistas de danças paulistas e cariocas.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/anthropology/1626344-misturas-culturais-na-m%C3%BAsica/#ixzz1MiLPURlY

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CD do Maroon 5

Maroon 5



Semana passada eu comprei o ultimo CD lançado da banda Maroon 5. É uma banda de pop/rock que nunca decepciona seus fãns  . Mas o que impressiona é a variedade de estilos que a banda consegue alcançar;nesse último trabalho da banda (Hands All Over) fizeram e cantaram uma música com o grupo country Lady Antubellum e gravam a ultima faixa acustica com um couver de "Crazy Little Thing Called Love" ,da famosa banda Queen.

Capa do CD

E nos últimos anos a banda também gravou com a musa pop Rihanna,fez cover dos Beatles e tocou com o astro do rock Slash do Guns'n'Roses ,agradando a muitos gostos.
 Mas eu escutei,gostei e recomendo todos e principalmente este último trabalho da banda pelas músicas serem boas,a preocupação com a estética também e por ser um trabalho que mostra como a banda  evoluiu no mundo musical sem perder as origens e o estilo próprio.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Paul McCartney no Rio de Janeiro.

A aproximadamente um mes, surgiu uma noticia que aliviou muito aos fãs do Rio de Janeiro e outras pessoas que não puderam comparecer nos shows do Paul Mccartney em São Paulo e Porto Alegre (Outubro de 2010). Foi confirmado a presença dessa grande lenda para dois shows no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 22 e 23 de maio, no Engenhão. O que já é de se esperar que serão shows totalmente contagiantes e lotados. Em menos de uma semana de venda de ingressos do primeiro show, já esgotou todos os setores, desde vip, até pista. Foi aí que surgiu um show extra, o qual também está havendo uma grande procura de ingressos. É incrivel como Paul McCartney realmente conseguiu conquistar o seu espaço no mundo inteiro, por qualquer lugar que passa sempre existe milhares de pessoas cantando com ele, sorrindo com ele, o aplaudindo. Muitos lhe dão o nome de ''Rei''. E uma coisa que todos temos certezas é que ele ficará marcado na história mundial pelo restos dos dias. Até pelo fato de ter feito parte da banda que mais contagia gerações e culturas diferentes. Mesmo pessoas totalmente diferentes, de lugares tão distantes, a maioria está ali, o admirando. Boa sorte nos shows do Rio de Janeiro, Paul!

Paul McCartney segurando a bandeira do Brasil em um dos teus shows realizados em São Paulo, no estádio do Morumbi.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Show do U2

 

Ontem, 13 de abril de 2011,foi o ultimo (e tão esperado) show da banda U2 no Brasil!
Os três show da banda irlandesa tiveram ingressos esgotados,com mais de 270 mil fãs ao todo. A abertura ficou por conta da banda norte americana  Muse,no estagio do Morumbi em São Paulo.
O show teve a participação de uns dos nossos grandes cantores,Seu Jorge que cantou a música "The Model", da banda alemã Kraftwerk.

Bono,vocalista da banda,durante o show do dia 13 de abril.

E depois,para comemorar o sucesso dos shows,a banda fez uma festa para a equipe em um bar na cidade de São Paulo,na qual foram convidados o Seu Jorge e o jogador de futebol Ronaldo,os únicos brasileiros na festa.
Esperamos que a banda volte mais vezes para trazer alegria e boa música,como sempre.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como a musica interfere em cada um de nós.

A música está presente em todos os ambientes, os sons são notas musicais que muitas vezes passam despercebidos por nós; sons podem vir do carro que passa, do apito da sirene, do vento que balança as folhas, do bebé que chora ou mesmo balbucia.. .sons/músicas tão presentes na nossa vida. Somos afectados por eles sem pensar ou senti-los.
Muitos dizem que há uma música para cada momento, quando estamos com alguns amigos queremos músicas mais animadas, às vezes estamos sós e ouvimos músicas mais suaves, não há um padrão definido, depende daqueles que ouvem.
Estar atento ou melhor aguçar a nossa audição é uma aprendizagem, o acto de ficarmos atentos ao som que nos rodeia.
A palavra música sugere diversas ideias relacionadas às diferenças que caracterizam os inúmeros estilos musicais, à época, aos motivos que geraram sua criação e à ligação aos aspectos sociais. Uma canção de embalar é sensivelmente diferente das batidas dos tambores. O canto gregoriano difere em tudo do som de um grupo de rock, porém, todas essas formas sonoras de expressão são chamadas de música.
A música altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reacções de células e órgãos através destas emoções que são deflagradas.
A música pode alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo . O ser traz consigo as marcas de sua história , em forma de movimento , apreendemos padrões de movimento que nos ditaram o que fazer ou deixar de fazer. Ao longo da história a música esteve presente e influente nas sociedades. Tão antiga quanto o homem, a Música Primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin declarou que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela.
A musicoterapia , a Biodança são trabalhos terapêuticos que utilizam a música como facilitador na expressão e elaboração das emoções.
Uma "dieta sonora" pode ser praticada tanto por pessoas com problemas de origem física e emocional, quanto por pessoas que não apresentam nenhum sintoma patológico. Afinal, todos estamos sujeitos ao stress provocado pelo simples fato de estarmos a viver em sociedade!
Essa dieta consiste em vários procedimentos, como: tocar um instrumento, envolver-se em movimentos de dança, praticar vocalizações, participar de grupos que cantam ou simplesmente ouvir música para relaxar. Sons adequadamente seleccionados levam pessoas ao equilíbrio orgânico, mental e a ajustes de comportamento.
No trabalho com dinâmicas de grupo a música é um instrumento fundamental, ela dá o "tom" aos exercícios utilizados. Mas é preciso senso para escolher uma música.
Músicas em tom menor e ritmos lentos diminuem a capacidade de trabalho muscular. Acordes ininterruptos baixam a pressão sanguínea e acordes secos e repetidos elevam-na. Ritmos irregulares do jazz e rock causam a perda do ritmo normal de batidas cardíacas. O rock eleva a pressão do sangue, portanto é nocivo aos hipertensos e, como as pulsações cardíacas afectam o estado emocional, esse estilo provoca tensão e desarmonia espiritual.
A música suave e os sons harmoniosos são os mais indicados e podem se tornar relaxantes, sedativos ou estimulantes, dependendo do ritmo musical. Este relaciona-se com a pulsação cardíaca normal de 65 a 80 batimentos por minuto. Quando o ritmo acompanha essa pulsação, provoca uma harmonização orgânica e o ouvinte tende a acalmar-se e relaxar.
Quando um ritmo musical é mais lento do que os batimentos cardíacos, ocorre uma certa ansiedade e inquietação, um desejo de acelerar o movimento da música; enquanto que, os ritmos excessivamente rápidos provocam excitação porque aceleram as batidas do coração.
Podemos perceber o quanto a música é fundamental e como ela está presente em nossa vida.
 
 
 
Fonte: http://conservatoriommvc.blogspot.com/2011/02/como-musica-interfere-em-cada-um-de-nos.html

quarta-feira, 30 de março de 2011

Música fala o que não pode ser expressado !

Hoje em dia,a variedade de generos musicais são muitas ao redor do mundo. Mas mesmo que cada país,cidade ou comunidade tenha uma cultura, a música é algo que todos tem em comum! Essa é uma capacidade incrivel,é algo único. Quem ( em qualquer país, de qlqualquer idade) vai um dia se esquecer do rock clássico dos Beatles?
Ou existe alguém que não vai ouvir falar do lendário Elvis? Não! Porque é de geração em geração que se passa, em todo o mundo !
A música nos une,nos faz lembrar de momentos ou té pessoas,faz com todos tenhamos algo para compartilhar. Então sai um pouco do computador e vá escutar uma boa música ;)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Apresentação.

Olá galera. Esse é o blog das alunas Ainara e Alice. Apartir de agora estaremos postando semanalmente aqui. Esse é um projeto do nosso colégio, o qual estimula os alunos tanto a estarem mais conectados com a internet e o mundo moderno, como também acaba nos trazendo mais conhecimento sobre a atualidade. O nosso tema escolhido foi sobre ''Musica e Cultura''. Estaremos aqui sempre trazendo noticias para vocês. Sobre o mundo da musica, desde a antiguidade até os dias de hoje. Mas sempre deixando claro a relação da musica com a cultura. Afinal, vivemos em um mundo onde até a musica é separada por grupos. Cada pessoa entra no estilo o qual se enquadra mais, e com isso acaba gerando brigas entre ''tribos'' diferentes. A cultura acaba influenciando muito na musica, muitas bandas acabam se encaixando no que está sendo dito no momento. Tomando então o chamado ''modinha''. Espero que gostem do nosso tema e fiquem de olho aqui!
Obrigada,
Alice e Ainara.